Condição Física e Prescrição do Exercício

Ficha de unidade curricular - Ano letivo 2010/2011

Código: DESP20008
Sigla: CFPE
Secção/Departamento: zDesporto
Semestre/Trimestre: 1º Semestre
Cursos:
Sigla Anos Curriculares ECTS
ERASM 5
DESP 5
Nº de semanas letivas: 15
Carga horária:
Horas/semana T TP P PL L TC E OT OT/PL TPL O S
Tipologia de aulas
Responsável: Teresa Palmira Simões Baptista Teixeira de Figueiredo
Corpo docente: Ana Cristina Ferreira Santos Correa Figueira

Língua de Ensino

Português

Objetivos de aprendizagem

Dominar os conceitos básicos relativos à condição física e à sua influência na promoção da saúde, do bem-estar e da qualidade de vida do ser humano.

Compreender a importância da actividade física na promoção da saúde e da condição física, identificando os benefícios fisiológicos e psicológicos associados à prática regular de exercício físico e os riscos para a saúde relacionados com o sedentarismo.

Conhecer os métodos, os instrumentos e os procedimentos adequados à avaliação da aptidão funcional e da condição física.

Dominar os princípios e os fundamentos da prescrição do exercício, com vista a adequá-lo aos vários níveis de motivação e procura da prática desportiva, revelando competências relacionadas com a correcta aplicação de estímulos de esforço.

Relacionar os conceitos teóricos adquiridos com situações práticas concretas, características da intervenção em Desporto.

Programa

A UC “Condição Física e Prescrição do Exercício” é orientada para o estudo dos processos associados à manutenção e elevação da condição física e à influência que eles exercem na saúde, no bem-estar e na qualidade de vida do ser humano. Pretende-se analisar e documentar as adaptações fisiológicas, bioquímicas e psicológicas à prática regular de exercício físico, apresentando formas de intervenção tendentes a generalizar a prescrição do exercício e uma correcta aplicação dos estímulos de esforço em função do nível de aptidão física, das características e das motivações dos praticantes.


Métodos de Ensino

O trabalho a desenvolver no âmbito desta UC privilegiará a participação activa dos estudantes, através de trabalho individual ou de trabalho de grupo, a partir de informação fornecida directamente pelo professor ou com recurso à utilização de textos e outros materiais.

O processo compreenderá: (a) a exposição de temas pelo docente; (b) a discussão orientada de temas em plenário e/ou pequenos grupos; (c) a realização de trabalhos práticos ou aplicados; (d) a elaboração de trabalhos escritos; (e) a apresentação e discussão de trabalhos de grupo.

Modo de Avaliação

Obtenção de Frequência

I) Avaliação do Processo (40%). Resulta da assiduidade, da participação nas actividades da aula e do desempenho do aluno na realização de diversos tipos de tarefas tais como: trabalho de pesquisa e produção de sínteses escritas, trabalhos práticos ou aplicados, recensões, relatórios, apresentações orais, participação crítica, etc.
II) Avaliação do Produto (60%). É expressa pelo desempenho do aluno em dois testes escritos e uma discussão oral.

Cálculo da
Classificação Final

Testes (40%)
Discussão oral (20%)
Trabalho realizado nas aulas (35%)
Assiduidade (5%)

Provas e Trabalhos Especiais

Exame final caso não obtenha aprovação na avaliação contínua.

Avaliação Especial
(TE, DA, ...)

Os alunos que possuírem o estatuto de trabalhador/estudante deverão negociar a avaliação com o docente da disciplina, de acordo com o estipulado no regulamento de frequência e avaliação (art.º 7º, alínea 6), durante os primeiros 15 dias de aulas. O incumprimento desta negociação neste prazo remete de imediato o aluno para a realização de exame final.

Melhoria de Classificação
Final/Distribuída

Exame final.

Componentes de Avaliação e Ocupação registadas

Descrição Tipo Tempo (horas) Data de Conclusão
Aulas da disciplina (estimativa)  Aulas  64
  Total: 64
Página gerada em: 2024-05-23 às 13:49:29